Para que as esquadrias de uma edificação se mantenham como novas e em perfeito funcionamento durante muitos anos, devem ser submetidas a manutenções quanto à limpeza, lubrificação e pinturas de parede.
A limpeza das esquadrias, inclusive de seus componentes, deve ser feita com uma solução de água e detergente neutro, a 5%, com auxílio de esponja ou panos macio, nos seguintes intervalos de tempo:
No mínimo, a cada 12 meses em zona urbana e rural;
No mínimo a cada 03 meses em zona marítima ou industrial.
A lubrificação, através de graxa ou óleo, é totalmente dispensável, pois todas as articulações e roldanas trabalham sobre uma camada de nylon autolubrificante. Além disso, na composição desses produtos pode haver a presença de ácidos e outros aditivos, não compatíveis com os materiais usados na fabricação das esquadrias.
Antes de executar qualquer tipo de pintura nas paredes, é preciso proteger as esquadrias com fitas adesivas de PVC. O uso de fita crepe deve ser evitado porque pode danificar permanentemente o caixilho, pois contem cola, ácidos e elementos agressivos em sua composição.
Após o término da pintura, é necessário remover a fita protetora imediatamente. Se ocorrer o contato da tinta com o perfil da esquadria, limpar enquanto fresca, com pano seco e, depois, umedecido com água e detergente neutro.
Você sabia?
Que produtos como derivados do petróleo, como a vaselina, removedor e thiner, num primeiro momento deixam à superfície do perfil brilhante e bonita. Porém, em sua fórmula existem componentes que atraem partículas de poeira que agirão como abrasivos, reduzindo a vida útil do acabamento superficial - pintura ou anodização. Os derivados de petróleo também podem ressecar os componentes das esquadrias, diminuindo sensivelmente sua vida útil.
Esquadrias, conhecendo as características: a madeira, o ferro e o alumínio são os materiais mais usados em esquadrias, saiba por quê e aprenda... leia mais